Como Escolher Calçados para Prática de Esportes

     O grande interesse pelo esporte nos últimos 30 anos determinou o aparecimento de uma grande variedade de calçados desportivos como resultado do estudo das características e exigências de cada modalidade de desporto. As diferentes coberturas, revestimentos internos, palmilhas, as diversas solas, os tirantes e os mais variados modos de fixar o calçado aos pés visam proteger o atleta ao mesmo tempo em que otimizam sua atuação.

     De um modo geral, os bons calçados desportivos são providos de solas largas e macias além de calcanhares bem acolchoados. A ponta do calçado deve ser profunda o bastante para acomodar os dedos sem produzir atritos ou pressões sobre eles permitindo livremente sua movimentação e "agarre".

     Veja, abaixo, dicas importantes para a escolha de calçados para os seguintes esportes:

Corrida

     Os bons calçados desportivos para corrida apresentam uma elevação da parte anterior do pé - "spring" - que nos dá a impressão de que a sola é levemente arqueada para cima. Isso ajuda no momento de desprendimento da passada, reduzindo a força exercida pelo atleta. Além deste detalhe, parte da sola externa do tênis de corrida vira sobre a parte anterios da biqueira.

     Este detalhe protege os dedos e reduz o desgaste da cobertura. O sapato de corrida deve ser flexível sem ser frágil, com contrafortes firmes para os calcanhares, acolchoados por trás e por baixo para oferecer a maior proteção possível contra os choques repetidos que irão ocorrer durante a corrida.

     A maioria dos bons calçados desportivos para corrida já apresenta suporte para os arcos do pé, o que evita pronação excessiva que é motivo de cansaço e lesões entre os atletas.

Caminhada

     Se você prefere cominhadas ao invés de corridas ou se o seu cardiologista ou endocrinologista recomendou que praticasse um pouco de esporte, use um par de tênis leves e bem acolchoados. Escolha um modelo capaz de acolchoar bem os calcanhares e a ponta dos pés.

     A sola destes calçados também devem ter o formato arqueado - "spring" - que facilita o desprendimento do passo. A sola dos calçados de caminhada devem ser mais rígidas do que a dos calçados de corrida para evitar que os dedos sejam sacrificados a cada passo.

Aeróbica

     Os calçados para prática de ginástica aeróbica devem ser muito leves mas muito bem acolchoados na região anterior do pé onde se concentram as maiores cargas nesse esporte. O solo macio e flexível também ajuda na absorção de choques quando se realiza aeróbica de alto impacto.

Prática de Tênis

     Para prática desta modalidade de esporte, o atleta necessita de estabilidade externa e interna por causa dos rápidos movimentos laterais deste esporte. A flexibilidade da ponteira do calçado garante a rápida subida à rede. No tênis, ao invés de absorção de choques, damos preferência à respiração do pé. Os calçados especiais para tênis devem ser leves e flexíveis mas muito resistentes. Para as quadras de saibro as solas devem ser aderentes, já para as quadras rápidas devemos preferir as solas mais absorventes.

Prática de Basquete

     Os calçados para a prática do basquete devem ter solas espessas e firmes para facilitar a aderência na quadra. O cano alto e os cadarços longos que permitem a estabilização do tornozelo, garantem segurança extra contra torções. Na dependência do tipo de quadra (madeira, borracha ou cimento), devemos nos preocupar com o amortecimento dos choques e com a aderência das solas.

Prática de Futebol de Campo

     As chuteiras estão se modernizando rapidamente. Na atualidade, a cobertura das chuteiras é de material sintético muito leve e resistente que mantém a sensibilidade e a flexibilidade dos pés do atleta. A lingua é bem acolchoada e firme protegendo os tendões dorçais do pé. A sola é dotada de cravos de alturas e formatos diferentes para se adaptarem a campos secos ou molhados. Em virtude da popularização dos campos de grama sintética, existem chuteiras especiais para estas canchas.

Prática de Futebol de Salão

     Os calçados para este esporte necessitam de proteção para os dedos, em função da violência dos chutes, aderência e estabilidade lateral, para permitir a velocidade necessária para as rápidas jogadas e deve ser leve e raso o suficiente para não tolher a movimentação do atleta. O acolchoamento do calçado predomina em sua aprte anterior pois é no antepé que se concentram as cargas neste esporte.

Prof. Dr. Caio Nery